Pular para o conteúdo principal

Nefarious e a ideia de "conversar com o demônio"

Filme entrega uma construção interessante dentro de sua proposta, contudo há tropeços no caminho

Vamos lá, porque é necessário um desclaimer bem curtinho para dizer que já fui aquela pessoa bem medrosa, daquelas que fugia hard de filme de terror - e você, querido leitor, certamente conhece alguém assim, porque todos temos um amigo assim (e, spoiler, se você não tem um amigo assim... você é esse amigo).

Por este motivo, perdi de assistir muita coisa do segmento; contudo veio a fase adulta e passei a me desafiar mais e, graças a isso, me deparei com muitos filmes duvidosos dentro do gênero, para não dizer os filmes que são ruins de doer. O que, felizmente, não é o caso aqui, pois "Nefarious" figura facilmente entre o tipo de filme que acho interessante por trabalhar a faceta do terror que acho mais curiosa, que é aquela focada em deixar o espectador instigado, tenso e querendo ver até onde aquilo vai.

Temos aqui um filme que sabe de suas limitações, se entende como um terror que não pode se apegar a jumpscares e, também, tem plena compreensão do quão complexa é a linha que querem mexer, pois os fãs de velhos de guerra do subgênero de possessão demoníaca conhecem bem as nuances, a ponto de saberem todas as viradas de plot e possíveis soluções fáceis; algumas dessas saídas fáceis ficam claras até para pessoas novatas, igual eu.

Para minha alegria o filme não se apega nessas facilidades narrativas e procura, dentro de sua proposta entregar uma trama eficiente e com uma abordagem até diferente, pois acaba te fazendo questionar alguns pontos dentro da trama, afinal estamos diante de um psiquiatra que está analisando um assassino em série para validar se ele está realmente apto para ser executado pelos crimes que cometeu - e esse assassino alega estar possuído pelo diabo.

Toda essa construção de psiquiatra entrevista o assassino para comprovar sua insanidade, porém o mesmo assassino tenta comprovar, inúmeras vezes, que é o demônio é algo bem feito e que nos deixa com a pulga atrás da orelha, pois é uma sucessão de trucadas. Hora temos o profissional tentando ser racional e mostrar que há nuances, em contrapartida temos o acusado dando pequenas provas que é, de fato, quem diz ser. Em resumo, é uma briga onde a argumentação é o ponto condutor da narrativa.

Um dos pontos que mais me pegou, desde o começo, é o dito demônio deixa avisado para nosso protagonista que, até o final daquela consulta, ele "mataria três pessoas". Isso me pegou porque, você sabe como isso acabará, porém não espera que termine como é feito, isso te pega desprevenido, te provando que, sim, o diabo está nos detalhes.

Há a questão que, por n fatores, não mencionei nos tópicos anteriores, todo filme se passa em um presídio (99% do filme, vai). Isso pode parecer irrelevante, porém é aqui onde temos outro ponto que demonstra a força de um bom plot, porque é tudo bem trabalhado dentro da estrutura que temos para desenvolvimento.

Acredito que o principal problema que possa ser encontrado aqui é, claramente, a forma como tudo se desenvolve, pois temos a trama sendo desenrolada em uma única localidade e isso, para alguns, pode ficar cansativo e, até mesmo, arrastado demais - mesmo considerando que o filme tem pouco mais de 1h30 -, contudo é importante deixar claro que no tempo de duração o filme entrega aquilo que sua sinopse propõe. É competente na sua ideia central e merece todo crédito por isso.

Além disso, também é legal deixarmos claro que é um filme que trabalha muito na escalada de tensão, sendo uma espécie de conversa com o diabo, onde aquele que estava ali para atestar a insanidade de um criminoso se vê de frente com, talvez, o próprio demônio e, porque não, se vê diante de seus próprios erros; sem contar outras pequenas coisas que ocorrem como reviravolta da trama.

No geral, Nefarious é um filme que merece atenção dos fãs de terror, em especial do gênero de possessão, pois entrega algo não muito padrão dentro deste segmento, porém faz algo bem feito e que pode agradar quem está atrás de algo mais focado em escalonar a tensão do que em sustos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Elas por Elas" é um filme feito por mulheres para todos

As várias definições sobre mulheres e suas lutas

Coisas do Amor e o emaranhado de ideias para um confort movie

O tipo de filme que, sim, você precisa dar uma chance e entender que, as vezes, finais felizes não precisam fazer sentido