Pular para o conteúdo principal

Resenha - Sobre Rodas

Um road tour infanto juvenil que nos dá uma visão simples sobre um tema sério

Honestamente, preciso iniciar este texto dizendo que filmes voltados para o público infanto juvenil são daqueles os quais eu não possuo muita afinidade. Não por desinteresse, longe disso, é mais porque sinto que passei dessa terna idade e material assim acabaria soando de forma monótona para mim, pois não cumpriria sua função como filme (que é passar alguma mensagem, afinal entretenimento, de forma geral, não é algo vago na grande maioria das vezes).

Porém devo dizer que "Sobre Rodas" foi um filme que conseguiu me provar que há, sim, possibilidades de filmes voltados para os nossos adolescentes serem atrativos para os adultos também e possuírem uma mensagem que cative, mesmo com a maior simplicidade possível.

A obra cinematográfica tem um grande êxito em trabalhar sua narrativa em um todo e, mais do que isso, nos entrega personagens cativantes que conseguem nos guiar ao longo de 1h20 de filme. Eles conseguem nos passar com maestria a lição que precisa ser aprendida aqui, pois nem sempre temos as respostas que esperamos da vida e conseguimos notar bem isso.

Além disso, também dá para comentar que nosso protagonistas são personagens bem humanizados que cumprem a contento a missão de nos trazer a identificação com o público e ainda consegue nos presentear com uma atuação que merece um destaque, pois mesmo sem um drama denso demais, eles nos passam o sentimento necessário para determinada cena e isso é extremamente positivo.

Mas, voltando ao roteiro, podemos dizer que ele é extremamente simples e funcional, pois não se apega demais a querer ser uma obra profunda; ela apenas é uma obra adolescente com viés de drama e faz isso sem exigir que seu público alvo fique por períodos a fio pensando no que ocorre ou se canse. Dá para resumir dizendo que temos aqui um bom exemplo de filme que não subestima o espectador e trabalha bem o material que tem para ser interessante aos olhos da garotada; maior prova disso é que muitos diálogos beiram a uma simplicidade ímpar.

Outro detalhe digno de nota é que todo filme foi filmado com um orçamento modesto e, ainda assim, possuir uma qualidade que chama bastante atenção, pois tudo é feito com um cuidado e carinho que se nota a cada momento. Ali você percebe que houve todo um planejamento minucioso para que tudo ficasse dentro dos conformes e não houvesse estouro de orçamento (claro que vale o parênteses que isso também foi mencionado na coletiva de imprensa que ocorreu pós exibição do filme).

No fim, é possível dizer que este é um filme voltado para adolescentes até 13 anos, mas que consegue encantar o público adulto; maior prova disso é que o filme já faturou alguns prêmios internacionais e isso é uma boa prova do que o cinema para o público infanto juvenil pode fazer, mais do que isso, nos prova que ainda há muita lenha para se queimar quando o assunto é filmes para crianças e adolescente, porque essa é uma audiência que carece de boas obras nacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nefarious e a ideia de "conversar com o demônio"

Filme entrega uma construção interessante dentro de sua proposta, contudo há tropeços no caminho

"Elas por Elas" é um filme feito por mulheres para todos

As várias definições sobre mulheres e suas lutas

Coisas do Amor e o emaranhado de ideias para um confort movie

O tipo de filme que, sim, você precisa dar uma chance e entender que, as vezes, finais felizes não precisam fazer sentido